sábado, 13 de outubro de 2012

APLICAÇÃO DA WEBQUEST COM OS ALUNOS

TRABALHANDO COM AS MÁSCARAS AFRICANAS, TURMA 1º PERÍODO DA PROFESSORA CLEITI

PESQUISANDO NA INTERNET SOBRE MÁSCARAS AFRICANAS
OBSERVAÇÃO NA SALA DE FIGURAS DE MÁSCARAS AFRICANAS
CRIANDO MÁSCARAS AFRICANAS EM DESENHOS E OBSERVANDO AS FIGURAS ESTUDADAS
CONSTRUÇÃO COLETIVA DE MÁSCARA AFRICANA COM MATERIAIS DIVERSOS

PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA CRIAÇÃO DA MÁSCARA COLETIVA

PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA CRIAÇÃO DA MÁSCARA COLETIVA

PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA CRIAÇÃO DA MÁSCARA COLETIVA

PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA CRIAÇÃO DA MÁSCARA COLETIVA

OLHA QUE LINDA FICOU NOSSA MÁSCARA!

CONSTRUÇÃO DA MÁSCARA INDIVIDUAL COM TÉCNICA DA PAPIETAGEM

APÓS A PAPIETAGEM O MOMENTO DE CRIAR DETALHES NAS MÁSCARAS INDIVIDUAIS

CRIANDO COM AS CORES

NOSSAS MÁSCARAS PRONTAS, FICARAM LINDAS TAMBÉM!




RELATO


   A construção desta  Webquest para trabalhar  com as crianças foi muito interessante e desafiadora, no início pensei que as crianças não iriam se interessar pois ainda não sabem ler convencionalmente(1º período, 4 anos), porém ao planejá-la procurei colocar algo que fosse de acordo com a faixa etária deles. As atividades foram elaboradas para serem efetivadas coletivamente, dando continuidade ao projeto que já estamos trabalhado "África", realizamos outras atividades anteriormente sobre o tema , e então o planejamento  sobre as máscaras africanas foi elaborado com a Webquest.
   Como é uma turma com poucos alunos, levei as crianças até a sala dos professores para realizar a leitura da mesma para eles, e pesquisar na internet as figuras das máscaras africanas, as crianças ficaram encantadas com a ação desenvolvida, não dispersaram em nenhum momento, ficaram atentos e ouvindo o que a professora estava lendo, e observando as figuras atentamente e os detalhes  das figuras pesquisadas,(eles registraram isto na construção da máscara coletiva, sem a intervenção da professora),uma criança comentou dizendo" Que legal a gente tem que fazer uma atividade que a professora fez no computador, igual do meu irmão na escola dele!".
     Realmente eles aprenderam com esta estratégia, fiquei orgulhosa com o resultado, realizamos um texto coletivo depois sobre as máscaras africanas(esta ação não estava na webquest) para exposição aos pais, um texto rico em detalhes, mostrando que o trabalho com Webquest é possível na educação infantil.    
   



Um comentário:

Gládis Leal dos Santos disse...

Oi, Ceitimar


Parabéns pelo trabalho e que fotos mais lindas! Nota-se que os alunos estavam mesmo envolvidos. Gostaria de ler um relato seu com observações sobre como as crianças aprenderam sobre o assunto a partir da metodologia de WebQuest e quais as estratégias que você utilizou já que são bem pequenos. Vamos escrever sobre isto aqui no blog?

Abraço